Veja as perguntas frequentes sobre o Mestrado em Gestão e Conservação de Recursos Naturais (MGCRN) e tire suas dúvidas.
O MGCRN é um segundo ciclo de estudos que confere aos alunos que o frequentarem com aproveitamento um diploma emitido em conjunto pela Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Agronomia) e pela Universidade de Évora. Tem por objetivo a formação avançada na área de ecologia e gestão de ecossistemas e das populações e comunidades vegetais e animais. Pretende-se transmitir um conjunto de ensinamentos coeso, com valor de empregabilidade e que atue como instrumento de proteção e de valorização socioeconómica dos recursos naturais.
Apesar da sua orientação clara e especificidade enquanto segundo ciclo dedicado à ecologia aplicada e à gestão de recursos naturais, este segundo ciclo é caracterizado pela sua abrangência temática relevante quando comparado com muitos outros segundos ciclos neste domínio.
O MGCRN destina-se a todas as pessoas que pretendam desenvolver a sua atividade profissional, ou aprofundar os seus conhecimentos, ao nível da gestão das populações animais e vegetais e dos ecossistemas, em estreita ligação com o ordenamento dos espaços naturais.
Sim, o plano de estudos do MGCRN está adequado a Bolonha, privilegiando a orientação tutorial e a troca de conhecimentos em fóruns de discussão que contem com a presença de especialistas convidados. Pretende-se que todas as unidades curriculares tenham uma tónica aplicada, ou seja, que os exemplos se refiram a casos de aplicação dos conhecimentos teóricos ministrados.
A associação da Universidade de Évora e do Instituto Superior de Agronomia garante que o curso:
A frequência com aproveitamento deste mestrado garante aos alunos a obtenção de um diploma emitido em conjunto pela Universidade de Évora e pela Universidade de Lisboa.
Os alunos inscritos no MGCRN poderão usufruir de alojamentos a preços reduzidos em Lisboa e em Évora, caso existam vagas disponíveis. Alternativamente, poderá optar pela oferta de Alojamento Local existente em ambas as cidades. A estadia em Sines, nas instalações do CIEMAR, é gratuita para os alunos deste mestrado.
O 1º e 3º semestres decorrem no Instituto Superior de Agronomia (Lisboa) em 2-3 dias consecutivos, e o 2º semestre tem lugar nas instalações da Universidade de Évora (Évora e Sines), em regime intensivo organizado em blocos de UC que ocuparão 2-3 dias por semana em horário laboral, não exigindo aos alunos manterem uma residência fixa em Évora. O alojamento em Sines é gratuito.Eu sou um bloco de texto. Clique no botão Editar (Lápis) para alterar o conteúdo deste elemento.
Estudantes nacionais: 1 063,47 €
Estudantes internacionais: 3 000,00 €.
Os candidatos aceites no MGCRN serão oportunamente contactados pelos Serviços Académicos da Universidade de Évora (UÉ) ou pela Secretaria-Geral do Instituto Superior de Agronomia (ISA), devendo matricular-se na instituição responsável pela coordenação da edição do curso a que se candidataram. A coordenação das diferentes edições do MGCRN é feita de forma alternada pela UÉ e pelo ISA. Para mais informações consultar os links a seguir: MGCRN – UE | MGCRN – ISA